Contabilidade

Quando devo trocar de contador? Veja 4 motivos!

SeeS Contabilidade Online
4 min de leitura

Seja qual for o porte ou enquadramento tributário, a contabilidade é uma das áreas mais importantes de uma empresa. Caso a área não esteja funcionando muito bem, o impacto pode afetar diretamente os resultados do negócio. Por isso, saber quando trocar de contador é fundamental para evitar prejuízos, além de outros problemas que podem afetar a parte financeira..

Se você está confuso(a) e não sabe se deve ou não fazer essa mudança tão importante, a gente separou quatro motivos mais comuns que levam as empresas e Pessoas Jurídicas a trocar de contador. Fique com a gente!

Antes de tudo: é permitido trocar de contador?

Conforme explicamos neste outro artigo, sobre quando você pode trocar de contador, é sim permitido a transferência entre contabilidades tranquilamente. Esse é um direito previsto no Código de Proteção e Defesa do Consumidor, que dá esse direito a todo empreendedor que não está satisfeito com o serviço de contabilidade contratado.

Quando devo trocar de contador?

A resposta mais fácil para esta pergunta poderia ser: “quando você ou sua empresa não têm suas necessidades atendidas”. Mas esse motivo geralmente acontece quando a relação já está desgastada e, por essa razão, a cabeça do empreendedor já não está mais em dúvida se deve trocar de contador ou não.

A seguir, confira três motivos para trocar de contador e buscar um novo serviço de contabilidade!

1- Documentos extraviados ou incorretos

Um dos motivos mais comuns – e mais graves – que motivam as empresas a trocarem de contador é o extravio de documentos. Essa é uma questão muito séria, já que o profissional tem acesso a documentos sigilosos (com dados pessoais e da empresa e o faturamento, por exemplo) que não deveriam cair nas mãos de qualquer um.

Cuidar de documentos de uma empresa, independentemente do porte, é uma tarefa muito importante e deve ser tratada como prioridade.

2- Cobrança constante

Fala sério, ninguém gosta de cobrar outras pessoas por algo que já havia sido alinhado antes, correto? Portanto, se você está tendo que cobrar constantemente o escritório contábil contratado, esse pode ser um sinal que está na hora de trocar de contador.

Leia também: Nômade digital: Como receber fora do país?

3- Não cumpre os prazos determinados

Não basta a cobrança constante, o serviço de contabilidade ainda não cumpre os prazos acordados? O atraso no caso de envio de declarações ou no pagamento de impostos, por exemplo, pode provocar juros e até multas, causando um prejuízo para a empresa.

Um dos pré-requisitos para  um bom contador é o cumprimento de prazos estabelecidos e não deixar para enviar guias de pagamento em cima da hora ou depois do vencimento.

4- Erros sucessivos

Por último, todo mundo sabe que os erros são comuns e que acontecem com todo mundo, certo? Porém, erros com frequência precisam ser encarados como um alerta, já que algumas falhas sucessivas podem acabar prejudicando as finanças do seu negócio.

Vai trocar de contador? Procure pela SeeS Contabilidade!

Se você se convenceu de que é o momento de trocar de contador, conte com a SeeS Contabilidade! Nós fazemos tudo para você sem precisar sair de casa! Somos especialistas em elaborar o melhor planejamento para que o seu negócio pague menos impostos possíveis – tudo dentro da legalidade!

Já são mais de 400 CNPJs abertos e mais de R$ 2,5 milhões economizados em impostos dos nossos clientes no último ano. Claro, tudo conforme a lei!

Clique aqui e nos envie uma mensagem no Whatsapp, ficaremos felizes em te atender!

Compartilhe