Abertura de empresa

Quanto custa abrir empresa no Brasil? 

SeeS Contabilidade Online
5 min de leitura

O custo de abrir uma empresa no Brasil varia conforme o tipo de negócio, estrutura jurídica e localização. Inclui taxas governamentais, consultoria jurídica e contábil. Compreender esses custos é essencial para garantir conformidade legal e viabilidade financeira.

Você sabe quais as etapas e os custos para abrir uma empresa? 

Formalizar seu negócio oferece benefícios como direitos previdenciários, participação em licitações, condições especiais em produtos, parcerias e crédito acessível.

Mas você sabe quais as etapas e os custos para abrir uma empresa? Continue lendo esse artigo que vamos te explicar. 

Procure uma contabilidade de confiança 

Entrar em contato com uma contabilidade especializada que possa te ajudar nesse processo é o primeiro passo. 

Ter apoio de um contador é vital para orientar nas etapas de abertura, evitando, erros e cobranças indevidas devido à complexa legislação.

A mensalidade da contabilidade varia conforme porte, regime tributário e complexidade da empresa, influenciando o custo conforme demanda do contador.

Hoje a média cobrada no Brasil é de R$ 200,00 a R$ 1.000,00 reais para microempresa e empresas de pequeno porte. 

Aqui na SeeS Contabilidade Online, atendemos prestadores de serviço de forma segmentada, e nossos planos são a partir de R$ 198,00. Saiba mais

Elaboração do contrato social 

Primeiramente, ele comprova a existência da empresa e consta informações essenciais. Adicionalmente, apresenta regras e condições para o funcionamento da empresa, além dos direitos e obrigações legais que envolvem todos os sócios.

  • Quem são os sócios; 
  • Participação em ações ou quotas dos sócios; 
  • Endereço comercial; 
  • Ramo de atividade da empresa; 
  • Definição de atividade econômica; 
  • Direitos e deveres de cada sócio; 
  • Capital social; 
  • Regras para entrada e saída de sócios; 
  • Regras de alienação do negócio; 
  • Previsão da criação de um Conselho Fiscal; 
  • Regras de distribuição de lucros ou pró-labore.  

A elaboração do contrato social é geralmente feita pela parte societária da contabilidade e seu custo está incluído na taxa cobrada pela abertura da empresa, que varia de R$ 500 a R$ 1.000,00 dependendo da complexidade do negócio. 

Nós da SeeS Contabilidade cobramos uma taxa de R$ 399,00 para seguir com todos os processos de abertura, como consultoria, análise e definição do regime tributário, confecção do contrato social, emissão de taxas e pedidos de registros e licenças de funcionamento. 

Registro na junta comercial 

A junta comercial é um órgão estadual que cadastra e valida as atividades econômicas da empresa dentro do estado, analisando as informações para aprovação do contrato social. 

Na junta comercial o primeiro passo é solicitar a validação da viabilidade de algumas informações, que são integradas junto a prefeitura e após a aprovação, o processo segue para a consulta nacional com o preenchimento do Documento Básico de Entrada no CNPJ(DBE). 

Com a DBE aprovada é necessário realizar o pagamento da taxa da junta comercial, que pode variar para cada estado, em Santa Catarina essa taxa custa R$ 168,00 reais para sociedades empresárias. 

Licenciamento na prefeitura 

Licenças ambientais, sanitárias e de bombeiros variam conforme o CNAE da empresa; prestadores de serviço são geralmente dispensados, precisando apenas de alvará de funcionamento.

O valor dessa taxa leva em conta as atividades da empresa, o enquadramento e número de funcionários, nos casos em que há mais de uma atividade essa cobrança é maior, pelo fato ser cobrada uma taxa para cada atividade. 

Sendo assim, é fundamental para quem está começando avaliar e planejar as atividades e o enquadramento da empresa. Dessa forma, evitam-se cobranças indevidas e problemas fiscais no futuro.

Os valores de licenciamento na prefeitura podem variar de acordo com cada município, em São Paulo essa taxa fica R$ 195,38 já em Joinville é cobrado R$ 90,00 por atividade no CNPJ. 

Certificado digital 

O certificado digital é um custo adicional na abertura da empresa, essencial para assinar documentos eletronicamente e garantir sua autenticidade.

O certificado digital é obrigatório para empresas que emitem notas fiscais eletrônicas e é utilizado também para acessar serviços online da Receita Federal. 

O valor de um certificado digital para pessoa jurídica pode variar de R$ 170 a R$ 600,00 dependendo de sua validade e autoridade certificadora. 

Capital social 

O capital social é o investimento inicial de cada sócio, registrado no contrato social e considerado nos custos iniciais da abertura da empresa.

O capital social é definido conforme o valor investido por cada sócio. Não existe um valor mínimo estipulado, podendo ser feito tanto em dinheiro quanto em ativos. Além disso, a flexibilidade na forma de contribuição facilita a entrada de novos sócios na empresa. 

Se o capital for em dinheiro, os sócios devem depositar suas quotas na conta da empresa dentro de 12 meses após o registro na junta comercial.

Se você ficou ainda com alguma dúvida em relação às etapas e os custos para abrir uma empresa, no nosso canal do YouTube você encontra um vídeo completo com tudo o que você precisa saber antes de abrir a sua empresa.

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