Contabilidade

Quando posso trocar de contador?

SeeS Contabilidade Online
4 min de leitura

Se está lendo este artigo é porque provavelmente não está satisfeito com os serviços da sua contabilidade e, por isso, quer saber se pode trocar de contador. Acertamos? Então fique com a gente e veja tudo o que você precisa saber sobre o tema!

Afinal de contas, posso trocar de contador ou não?

A resposta é sim, você pode trocar de contador sem problema algum e a hora que quiser! Isso é um direito de todo empreendedor que não tem suas necessidades atendidas pelo serviço de contabilidade contratado.

A troca de contador é um direito previsto no Código de Proteção e Defesa do Consumidor, que também atribui o direito de escolher o serviço de contabilidade para atender às demandas.

Basicamente, para garantir que a empresa alcance o sucesso, é importantíssimo que o serviço de contabilidade contratado esteja fazendo um excelente trabalho. Afinal, as consequências geradas pela falta de assistência, podem provocar grandes prejuízos ao empreendedor.

Felizmente, trocar de contador é um processo bastante simples e que não vai lhe demandar muito tempo da sua rotina.

Quando devo trocar de serviço de contabilidade?

A princípio, todas as empresas – exceto MEIs – são obrigadas a ter um contador, que deve ser o responsável por manter todas as obrigações fiscais em dia conforme a lei. Só aí já dá pra entender o quanto é fundamental a função para o desenvolvimento da empresa, certo? Por isso, é importante saber quando é a hora certa de trocar de contador. Normalmente, isso deve acontecer quando o profissional:

Não cumpre os prazos determinados;
-Tem dificuldades para se comunicar devidamente;
Escolhe pelo regime de tributação inadequado para o perfil da empresa;
Não contribui de maneira estratégica para o crescimento da empresa;
Não declara corretamente os bens da empresa;
Deixa de entregar os resultados esperados.

Leia também: Contabilidade para Produtor Digital e Afiliados

O que é preciso para mudar de contador?

Se você não está satisfeito com o serviço de contabilidade contratado, chegou o momento de saber como trocar de contador. A seguir, veja o passo a passo que preparamos para te ajudar neste momento de transição.

1- Analise o contrato

O primeiro passo de como trocar de contador é analisar o atual contrato para identificar possíveis cláusulas que preveem multas em caso de rescisão. Isso porque alguns profissionais e empresas usam cláusulas que preveem multa ou a obrigação de um aviso prévio.

Portanto, é importante estar atento a esse tipo de questão, pois o descumprimento de algum acordo legal pode gerar problemas para a empresa.

2- Verifique possíveis pendências

Até pode parecer óbvio, mas esse é um erro bastante comum por aí! Depois de ler o contrato em busca de cláusulas que preveem multas, você deve verificar se há pendências com o atual contador ou questões ainda a serem resolvidas, como parcelamento de débitos municipais, estaduais e federais. 

Neste caso, é importante analisar documentos dos últimos cinco anos, verificando se há erros ou situações pendentes que ainda possam afetar o seu negócio.

3- Informe o atual contador

Agora, chegou o momento de avisar o atual profissional que você irá retirar a empresa e encerrar o contrato. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, é necessário comunicar o contador sobre a saída através de uma correspondência registrada por correio ou por meio eletrônico, como um e-mail.

Informação importante: seja por correio ou e-mail, o comunicado deve conter os dados da empresa, requerer toda a documentação necessária e a data de encerramento do contrato.

4- Busque um novo serviço de contabilidade

Por fim, chegou o momento de buscar um novo serviço de contabilidade que atenda a todas as necessidades da sua empresa. Neste caso, para que não seja necessário trocar novamente de contador, é importante saber se o profissional ou empresa:

Tem Registro junto ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC) da região de atuação;
Realiza um bom atendimento;
É proativo(a);
Usa boas soluções tecnológicas;
Cumpre os prazos determinados;
Trabalha com estratégias de crescimento.

Se você está buscando um serviço de contabilidade online para micro e pequenas empresas, você precisa conhecer a SeeS Contabilidade! Nós ajudamos você a focar no que realmente importa: sua vida, sua família e seu negócio! 

Clique aqui e nos envie uma mensagem no Whatsapp, ficaremos felizes em te atender!

Compartilhe