Contabilidade

Contabilidade para MEI: os benefícios de contratar esse serviço

Luan Tavares
4 min de leitura

O MEI é uma categoria empresarial repleta de vantagens, mas será que a escolha assertiva de uma contabilidade para MEI pode proporcionar ainda mais benefícios para o empreendedor?

A Lei Complementar nº128, de 19 de dezembro de 2008, foi a responsável pela criação do MEI, ou microempreendedor individual. O objetivo é formalizar pequenos negócios e empreendimentos de pessoas que trabalham de forma autônoma, ou seja, por conta própria e que faturam até R$ 81 mil por ano.

Existem vários benefícios para o MEI, desde a abertura do CNPJ de forma gratuita ao pagamento dos impostos através de um guia mensal, unificada e de valor fixo conforme o setor que atua.

Mas você sabia que não é obrigatório que o MEI tenha um contador?

Sim, o Microempreendedor Individual é dispensado de efetuar registros contábeis por lei, portanto, não é obrigatório a contratação de um contador

Mas diante de tantos desafios na hora de empreender é importante contar com o suporte de especialistas, não apenas para o cumprimento das obrigações legais, mas também para informações financeiras precisas e estratégicas para uma boa tomada de decisão e crescimento do negócio.

Obrigações fiscais para os MEIs

Os MEIs têm algumas obrigações fiscais que devem ser cumpridas, sendo uma delas o pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) Essa guia é cobrada mensalmente e ao realizar o pagamento, o empreendedor tem direito a aposentadoria, licença maternidade, afastamento remunerado, dentre outros benefícios que o governo oferece.

Além de pagar a guia DAS, existe a obrigatoriedade da emissão de nota fiscal para pessoas jurídicas e anualmente é necessário entregar a declaração de faturamento, que demonstra o total de receitas obtidas no ano.

Então, seria interessante ter uma contabilidade para auxiliar você nesses processos, não é?

Por mais que o MEI não tenha a obrigatoriedade de ter um contador, sabemos que tempo é dinheiro e contar com uma contabilidade adequada, permite que você se dedique ainda mais ao seu negócio e tenha segurança nas suas ações.

Duas mão sinalizando positivamente para gráfico de aumento de lucro.
Dedicação ao negócio.

Os benefícios de escolher a contabilidade para MEI certa

Ao abrir um negócio de pequeno porte, muitos empreendedores possuem um orçamento limitado. Esse fator pode trazer à tona a questão: contratar uma contabilidade para MEI apresenta um bom custo x benefício?

Para que você tome essa decisão de maneira acertada, listamos algumas das vantagens de contar com uma contabilidade para MEI:

  • Entender e definir a atividade econômica para o seu negócio;
  • Clareza e assertividade no processo de registro e rotina de folha de pagamento;
  • Orientação sobre a emissão de nota fiscal;
  • Emissão e regularização da guia mensal de impostos; 
  • Realizar alterações dos dados do seu CNPJ;
  • Preenchimento da sua declaração anual obrigatória do MEI (DASN);
  • Auxiliar na declaração do Imposto de Renda.

Além de orientar com as obrigações legais, uma contabilidade para MEI pode fazer uma gestão financeira mais eficiente, fornecendo informações precisas sobre suas receitas, despesas e lucros. Assim, é possível identificar oportunidades, como: redução de custos, investimentos mais assertivos e melhorias nos processos internos.

Uma vez que demonstre a saúde financeira do negócio, isso pode abrir portas para parcerias estratégicas, fornecedores com melhores condições de pagamento e até mesmo novos clientes.

E o crescimento da empresa é o objetivo de todo empreendedor, não é mesmo? Ao expandir seu negócio surgem novas oportunidades, desafios e consequentemente um maior faturamento.

Sendo assim, caso sua empresa venha a atingir o limite do faturamento anual de R$ 81 mil, precisará escolher um novo regime contábil. E se você já tem uma contabilidade de confiança, fica ainda mais fácil fazer o desenquadramento e migrar para o Simples Nacional com tranquilidade.

Então, se você é MEI, não subestime a importância de contar com uma contabilidade adequada!

Compartilhe