Skip to main content

Como escolher o CNAE correto para a minha atividade

Se engana quem acha que abrir um CNPJ é o único passo para começar uma empresa no Brasil (seria ótimo, né?!). A Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) é um código que representa a atividade econômica da sua empresa e que deve ser escolhido com muito cuidado.

Atualmente, qualquer empresa que atue na produção de bens e serviços se enquadra na classificação. Por isso, é importante saber o que é CNAE, considerada uma das atividades mais importantes ao abrir um negócio, afinal de contas, abrir uma empresa com o código de atividade errado pode lhe causar um problemão!

Continue a leitura e descubra o que é a Classificação Nacional de Atividades Econômicas e como escolher o CNAE correto para a sua atividade. Vamos lá?!

Leia também: Como abrir uma empresa de prestação de serviços?

O que é CNAE?

A Classificação Nacional de Atividades Econômicas, ou apenas CNAE, é uma maneira de uniformizar os códigos de atividades econômicas e os critérios de enquadramento usados pelos mais diversos órgãos da administração tributária em território nacional.

Em outras palavras, é uma forma de determinar as operações permitidas para as empresas brasileiras e qual (ou quais) segmento ela faz parte.

Basicamente, o CNAE serve para definir:

  • Quais impostos devem ser pagos para a Receita Federal
  • Suas obrigações a serem enviadas ao Fisco
  • Usufruir de incentivos fiscais

Como escolher o CNAE correto para a minha atividade

Para saber como escolher o CNAE correto para a sua atividade, o primeiro passo é conversar com o serviço de contabilidade contratado pela sua empresa, uma vez que o profissional já está familiarizado com a tabela e, portanto, irá te direcionar corretamente em relação à classificação adequada.

A partir disso, você deve definir quais operações e serviços a sua empresa vai oferecer para saber se terá apenas um ou mais códigos do CNAE. A dica é: para chegar ao seu CNAE, é preciso listar tudo o que sua empresa fornece, fabrica ou vende.

Para conferir a tabela, basta acessar o site www.cnae.ibge.gov.br. Ao entrar na página, clique em “Estrutura” para ter acesso à primeira grande divisão de seções da CNAE.

As listas de códigos são hierárquicas, o que significa que estão expostas por seção, divisão, grupo e, por último, classe. Confira abaixo as subdivisões;

  • Seções
  • Divisões
  • Grupos
  • Classes
  • Subclasses

Informação importante: se a sua atividade for do Simples Nacional, o CNAE será ainda mais importante, já que o código determina se a empresa pode ser enquadrada e em qual tabela de alíquotas.

Leia também: Como ganhar dinheiro na internet: veja 5 dicas!

Riscos de escolher o CNAE errado para a sua empresa

Muitas descrições de atividades são parecidas e, por essa razão, causam muita confusão na hora de definir. Logo, o mais indicado é consultar a sua contabilidade para evitar erros que podem causar problemas como:

  • Pagamento incorreto de impostos
  • Tornar a sua empresa irregular
  • Problemas ao emitir Notas Fiscais
  • Riscos de multa por operar de forma irregular

Conheça a SeeS Contabilidade Online

Agora que você já sabe o que é CNAE e o que você precisa saber para escolher o código correto, é hora de dar os próximos passos para a formalização do seu negócio. Contar com um serviço de contabilidade de confiança neste momento é de extrema importância. 

Esse profissional, além de te auxiliar a encontrar o CNAE adequado, também vai ajudar a registrar a empresa nos órgãos públicos, organizar os documentos necessários, escolher o melhor regime tributário, entre outras coisas.

Se está procurando por um serviço de contabilidade online que te dê liberdade financeira, geográfica e muita tranquilidade para receber pelos seus resultados, procure pela SeeS! Clique aqui e nos envie uma mensagem no Whatsapp, ficaremos felizes em te atender!

SeeS Contabilidade Online

Em tudo o que realizamos, acreditamos que a contabilidade da sua empresa pode ser uma tarefa simples, segura e com custo acessível. A forma que encontramos para que isso seja possível foi criando processos, otimizando recursos e focando exclusivamente em micro e pequenos prestadores de serviços. O resultado é uma contabilidade sob medida para você que têm muitas prioridades, valoriza seu tempo e dinheiro. Convidamos você para também fazer parte dessa história!


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.