Contabilidade

Como receber do exterior sendo programador?

Luan Tavares
5 min de leitura

Se você é programador e presta serviço para o exterior, esse artigo é para você!

As contratações PJ são cada vez mais comuns, principalmente no mercado de tecnologia que vem crescendo constantemente. E se você quer legalizar seus serviços prestados como programador o ideal é abrir um CNPJ. Para você ter uma ideia, o número de brasileiros prestando serviços remotos para empresas no exterior aumentou 491%!!

Mas, você sabia que ao abrir sua empresa e exercer a atividade de programador, você não pode ser MEI? Sim, essa atividade não consta entre as permitidas ao Microempreendedor Individual, pois considera-se que é uma atividade intelectual. 

Ainda assim é possível abrir uma empresa nessa área e ter uma redução considerável nos impostos, principalmente se sua empresa presta serviços para o exterior

Apesar da carga tributária no Brasil ser complexa, para quem é programador, recebe do exterior e opta pelo Simples Nacional, por exemplo, existe a isenção de alguns impostos, como PIS, COFINS e ISS, onde a porcentagem de imposto pago sobre o seu faturamento mensal pode partir de 3,054%. 

Nós da SeeS Contabilidade Online somos especialistas em atender programadores que faturam para o exterior. Entre em contato com a gente e tire todas as suas dúvidas.

Recebendo do exterior

Antes de pensar em pagar seus impostos é importante saber como vai receber pelos serviços de programador prestados no exterior, não é mesmo?

O primeiro passo é o prestador do serviço emitir uma Invoice, cuja emissão é obrigatória quando o valor do serviço for maior que 3 mil dólares ou o equivalente em outras moedas.

A Invoice nada mais é que um comprovante fiscal, como se fosse uma nota fiscal no Brasil, porém, emiti-se quando há uma operação comercial internacional.

Saiba quais as informações obrigatórias que precisam ter na Invoice:

  • Nome e endereço completo tanto de quem prestou o serviço, como quem recebeu
  • Data de emissão
  • Descrição do serviço prestado
  • Número do documento
  • Valor unitário do serviço/horas e valor total
  • Termos ou condições de vendas
  • É indicado a assinatura do emissor na Invoice

As Invoices não têm um modelo padrão, então fica a critério do emissor criar o seu ou usar um pronto, o ideal é que conste as informações acima e seja feita no idioma padrão do cliente ou em inglês.

Assim que finalizar a emissão da sua Invoice, deve gerar 3 vias iguais, assinadas e carimbadas por você.

A Invoice substitui a nota fiscal?

Programador sentado no escritório a noite comparando nota fiscal e Invoice.
A Invoice substitui a nota fiscal.

A resposta é não! Se você tem um CNPJ como programador e presta serviços para o exterior, só a emissão da Invoice não é o suficiente para a Receita Federal, é fundamental emitir a nota fiscal para apuração dos impostos no Brasil.

A nota fiscal deve ser emitida ao fechar o câmbio para a moeda nacional, até porque o seu valor deve ser em reais. Realiza-se a conversão conforme o momento da venda da moeda estrangeira para o banco ou plataforma que você vai receber os valores, mas para faturamento considera-se o valor da moeda no dia em que foi fechado o negócio. 

Diante desses detalhes, é interessante conversar com a sua contabilidade para alinhar sobre o câmbio e outros detalhes referente a emissão da sua nota fiscal. 

Programador, veja como organizar o seu recebimento do exterior

Colocar a mão na massa é a principal parte do negócio, mas para manter ele de pé é fundamental se organizar em relação à parte burocrática, principalmente no que diz respeito à organização financeira, para que você possa focar no resultado que quer entregar para os seus clientes.

Por isso separamos algumas dicas para você se organizar com seus recebimentos do exterior:

  • A primeira dica é, pesquise a melhor plataforma para receber seu dinheiro! Há taxação pelo serviço de conversão sobre qualquer recebimento, por isso a melhor escolha é sempre onde perdemos menos, e a pesquisa vai te ajudar a minimizar essa perda. Então procure uma plataforma com taxas menores e que entregue seu dinheiro de forma rápida com clareza nas informações;
  • Ao receber seu dinheiro de forma rápida e segura, abra uma conta empresarial e garanta que suas finanças pessoais não se misturem com as da sua empresa. Ao fazer isso você facilita a gestão financeira do seu negócio e tem clareza sobre o seu desempenho;
  • Tenha um bom controle financeiro, registrando todos os seus ganhos e gastos. Isso vai permitir que você tenha uma visão geral da sua situação financeira e dos recursos disponíveis para uma tomada de decisão assertiva;
  • Não é novidade que o sistema tributário do Brasil é complexo, por isso é importante contar com uma boa contabilidade. Ela vai auxiliar você a fazer um bom planejamento tributário e economizar com os impostos todos os meses.

Foque no seu trabalho, atualize-se e evolua como programador e deixe a abertura da sua empresa com a SeeS Contabilidade Online. Com a gente você tem previsibilidade no pagamento dos seus impostos e usufrui das vantagens tributárias para os programadores que prestam serviços para o exterior. 

Compartilhe