Abertura de empresa

Desenvolvedor pode ser MEI?

SeeS Contabilidade Online
4 min de leitura

Deixe-me adivinhar: você trabalha com tecnologia, pretende abrir um CNPJ e, por essa razão, quer saber se profissional de Desenvolvedor pode ser MEI. Acertamos? Então fique com a gente e verá tudo o que você precisa saber sobre o tema.

Graças à facilidade e praticidade de ser um Microempreendedor Individual, a procura de profissionais autônomos que querem legalizar as atividades pela categoria só aumenta. Entretanto, algumas profissões não se enquadram no MEI e, portanto, devem abrir o CNPJ por uma outra categoria.

Uma dúvida que muitos têm é se todo profissional de TI pode ser MEI. Um dos motivos que cercam o tema é que muitas empresas estão contratando Pessoas Jurídicas a fim de evitar todas as burocracias que cercam a CLT. Mas, além deste cenário, muita gente tem o sonho de abrir o seu próprio negócio e por isso quer saber como ter um CNPJ.

Afinal, desenvolvedor pode ser MEI?

A menos que você seja um comerciante de equipamentos de informática, instalador de rede de computadores, instrutor de informática ou técnico de manutenção, nenhum profissional de TI pode ser MEI!

Isso porque a categoria de Microempreendedor Individual foi criada para profissionais autônomos informais que têm atividades que não são de cunho intelectual e científico, no objetivo de tirá-los da informalidade.

Embora esse seja o ponto principal da criação do MEI, existe um Projeto de Lei Complementar no Senado, de autoria de Marcelo Barros, que busca adicionar várias outras atividades como programadores, web designers entre outras importantes atividades dentro da área de TI. 

Ainda assim, como o projeto ainda tramita entre os poderes legislativos, apenas as quatro atividades citadas é que podem fazer parte do MEI. Já o restante deve buscar um outro regime que seja compatível com as características da função.

Leia também: Prestação de serviços para o exterior: tudo o que você precisa saber!

Desenvolvedor não pode ser MEI, e agora?

“Afinal, se nem todo profissional de TI pode ser MEI, então o que fazer para abrir um CNPJ?” Neste caso, a melhor alternativa para quem quer empreender ou trabalhar como Pessoa Jurídica é abrir uma empresa pelo regime do Simples Nacional.

Para quem não sabe, o SN é um regime combinado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicáveis ​​às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, que permite um faturamento de até R$4,8 milhões por ano.

Além da possibilidade de emitir nota fiscal eletrônica para todos os clientes, a grande vantagem do Simples Nacional é a unificação de todos os impostos, permitindo, assim, uma redução na carga tributária – e na burocracia!

Contrate um serviço de contabilidade online!

Agora que você já sabe que desenvolvedor não pode ser MEI, aí vai uma dica importante para quem deseja ter tranquilidade em relação à gestão financeira: contrate um serviço de contabilidade online.

Basicamente, você precisa ter em mente que toda empresa precisa ter um contador responsável desde a sua abertura, com exceção do Microempreendedor Individual. Logo, você deve buscar um bom serviço de contabilidade para definir as atividades da sua empresa, o regime tributário a ser seguido, além de cuidar de todas as burocracias.

Fora isso, um bom serviço de contabilidade online pode te ajudar na:

Organização das contas a pagar e receber;
Realização dos cálculos dos impostos;
Diminuição da carga tributária.

Se você trabalha com TI e quer abrir um CNPJ, procure pela SeeS Contabilidade. Além de garantir total tranquilidade, a SeeS desenvolve soluções simples, seguras e 100% digitais para sua vida empreendedora.

Ficou com alguma dúvida ou precisa entrar em contato com a gente? Clique aqui e nos envie uma mensagem no WhatsApp, ficaremos muito felizes em te atender!

Compartilhe