Abertura de empresa

Quando devo abrir um CNPJ para vender produtos online?

SeeS Contabilidade Online
4 min de leitura

Afinal, é preciso ter CNPJ para vender produtos online? Essa é uma dúvida muito comum entre os infoprodutores que, na grande maioria, não possuem uma empresa aberta para receber os seus lucros.

A venda de produtos digitais está se tornando um mercado cada vez mais aquecido. O que muitos produtores digitais não sabem é que abrir uma empresa pode ser uma alternativa interessante pensando principalmente na quantidade de impostos pagos.

Sabemos que tributação e pagamentos de impostos são assuntos que assustam muitos empreendedores. E não é para menos, já que o país tem um dos sistemas fiscais mais complexos do mundo!

Por essa razão, preparamos um artigo para você finalmente entender a importância de ter um CNPJ para vender produtos online e qual o momento certo para abrir uma empresa para vender produtos digitais. Confira a seguir!

É obrigatório ter um CNPJ para vender produtos online?

A princípio, não é obrigatório ter um CNPJ para vender produtos online! Ou seja, você pode realizar todo o seu trabalho online atuando como Pessoa Física – isto é, recebendo por um CPF.

Inclusive, as principais plataformas de distribuição de conteúdo do mercado atual, como Hotmart, Eduzz, Monetizze, Livus e Kiwify atualmente não exigem que você seja PJ para se cadastrar como infoprodutor.

Seja um afiliado ou produtor digital, não é preciso ter uma empresa formalizada para vender e receber os devidos comissionamentos. Tudo isso pode ser feito pelo próprio CPF.

A importância do CNPJ para vender produtos online

É extremamente comum que as pessoas que trabalham com a produção de conteúdo digital comecem a lucrar alto sem ao menos ter uma empresa formalizada, ou seja, sem ter um CNPJ para vender online.

O principal problema disso é que quem vende pela internet (seja um afiliado ou infoprodutor) deve justificar os seus ganhos e, claro, pagar todos os impostos referentes a ele. Assim, diante de uma empresa não regularizada, essas taxas podem ser muito mais altas.

Além disso, vender online usando o CPF para receber conta com algumas limitações que devem ser levadas em consideração.

O pagamento de impostos, por exemplo, deve ser feito por meio do carnê-leão para Pessoa Física, um recolhimento mensal obrigatório do Imposto de feito pelo contribuinte que recebe rendimentos pagos por PFs ou vindos do exterior.

O problema é que normalmente as taxas são bem mais altas em comparação aos impostos para CNPJ. Mas, além disso, quem atua como PF não consegue emitir Nota Fiscal para os clientes.

Tudo bem que ainda é possível emitir um RPA ou nota fiscal avulsa ao se cadastrar no site da prefeitura. Mas esse tipo de burocracia demanda bastante tempo, além, claro, de uma boa grana!

Quando devo abrir um CNPJ para vender produtos online?

Se você está começando agora e não tem ideia de quanto vai faturar, pode ser interessante continuar como Pessoa Física. Assim, você vai ver como o seu negócio está evoluindo para então abrir um CNPJ para vender produtos online.

Agora, se você já está consolidado e faturando alto, é recomendado que abra a sua empresa o mais rápido possível. Assim, você pode arcar com menos taxas, que são bem altas quando se é Pessoa Física, claro, dependendo do seu faturamento.

Quer abrir um CNPJ para vender produtos online? Procure pela SeeS

Se você atua como afiliado ou infoprodutor, mas ainda não tem um CNPJ para vender produtos online, procure pela SeeS Contabilidade Online, somos especialistas em empresas PJ e MEI!

Na SeeS Contabilidade Online, temos vários infoprodutores que faturam muito alto vendendo cursos online em nossa cartela de clientes que já economizaram muito dinheiro com impostos, graças ao nosso planejamento!

Ficou com alguma dúvida? Clique aqui e nos envie uma mensagem no Whatsapp, ficaremos felizes em te atender!

Compartilhe