Empreendedorismo

Perfil Empreendedor – Como identificar oportunidades

Maria Helena Nunes
3 min de leitura

Sou uma pessoa muito atenta a tudo o que acontece ao meu redor, muito observadora, meus pensamentos vão longe e sempre quero saber mais. Foi por essa “fome” de conhecimento e novidades que comecei a fazer cursos online, ler artigos, ver vídeos na internet sobre business, pois é um assunto que me atrai bastante.

O último curso online que fiz foi pela Endeavor, chamado = Perfil empreendedor: como identificar oportunidades com a sua cara. Um curso excelente, vi várias palestras, li artigos e refleti sobre gestão e empreendedorismo sem sair de casa.

Compartilho abaixo os principais pontos aprendidos:

– Para ser um empreendedor você precisa ter maturidade. Não adianta… precisa saber o que quer e “correr atrás”: estudando, trabalhando e conhecendo novas pessoas. Maturidade não tem relação com idade, mas com objetivos. É com maturidade que você fará apostas para empreender. Irá arriscar muito… arriscar às vezes todo o dinheiro que você tem, arriscar nas suas escolhas, nas suas contratações…

– Precisa ser criativo para perceber as oportunidades, pois elas não irão bater na porta. A sua oportunidade poderá ser um sorteio, um curso, uma palestra com um grande empresário, uma reunião, uma entrevista… se você tiver fechado, não irá reparar nas imensas oportunidades que surgirão.

– A palavra empreendedorismo está ficando popular. Até uns 20 anos atrás as pessoas não falavam em empreendedorismo, hoje muito se fala e muitos querem empreender por vários motivos:

1) Competição acirrada por empregos com ótimos salários

2) As condições de emprego estão se alterando rapidamente

3) Cursos voltados a gestão e aos negócios

4) Consolidação do modelo de franquias

5) E principalmente, as pessoas estão em busca de qualidade de vida.

A abertura da própria empresa é uma boa opção para quem quer ter rápida ascensão no mercado de trabalho.

A pergunta do milhão é: como trabalhar com o que gosta e ainda ser bem remunerado por isso? Como unir conhecimento, talento e paixão no mercado de trabalho?

– Não há resposta pronta, mas sem dúvida, todo dia se deve fazer algo em busca do objetivo. Tornar o objetivo de vida, não apenas profissional.

– Ter um mentor, alguém experiente que poderá te auxiliar e instruir nas suas ações.

– Aprender com os seus erros e com os erros dos outros.

– Encontrar intersecções entre suas paixões pessoais e as necessidades do mercado.

Uma das formas mais simples e eficazes para qualquer pessoa aumentar suas chances de sucesso é adotar um comportamento empreendedor, não só em sua trajetória profissional, mas também em sua vida pessoal. E, toda vez, tente responder à seguinte pergunta: “O que aprendi com essa pessoa que eu ainda não sabia?” Afinal, aprendemos o tempo todo.

Para ter acesso ao um E-book exclusivo com todos os passos para constituir uma empresa clique AQUI

Compartilhe