Abertura de empresa

Os desafios do empreendedorismo feminino

Luan Tavares
5 min de leitura

O empreendedorismo feminino não está ligado somente a mulheres donas do seu próprio negócio, mas também a mulheres que ocupam cargos mais altos dentro das empresas. 

Isso porque a palavra empreendedorismo vem da capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, ter a iniciativa de implementar novos negócios e mudanças, sejam em sua própria empresa, ou em um negócio já existente.

Mas o empreendedorismo feminino vai além dessa definição, é uma quebra de paradigmas, é uma mudança de conduta enraizada com o passar do tempo. Ainda que esse movimento venha ganhando força, trazendo importantes contribuições para a sociedade, elas ainda têm muitos desafios pela frente.

A verdade é que a mulher sempre trabalhou!

A mulher trabalha desde os primórdios da raça humana, mas seu trabalho era dentro de casa, preparando refeições, limpando e cuidando das pessoas. Com o passar dos anos, em algumas famílias onde o trabalho do homem não era suficiente para o sustento de todos, foi necessário que a mulher fosse para o mercado de trabalho, porém com as mesmas funções que exercia dentro de casa. Mas ainda assim elas passavam por assédios e preconceitos e o salário chegava a ser 70% menor que o dos homens.

Com a globalização e o crescimento econômico, o mercado de trabalho se expandiu e precisou da participação das mulheres para funcionar, e assim elas passaram a trabalhar em áreas diferentes.

Mas mesmo trabalhando fora de casa, não estavam isentas do trabalho doméstico, afinal sempre foram responsáveis pelo cuidado do lar e ainda hoje é assim. Segundo uma pesquisa do IBGE em 2022 as mulheres dedicaram 9,6 horas por semana a mais do que os homens aos afazeres domésticos ou ao cuidado de pessoas.

Os desafios do empreendedorismo feminino

As mulheres ainda encaram a dupla jornada, que é conciliar trabalho e cuidados da casa, ou até tripla jornada para aquelas que têm filhos. E mudar esse cenário não vai ser nada fácil, mas é extremamente importante para a qualidade de vida delas e para uma sociedade mais igualitária.

Ainda que a maioria da população brasileira seja mulher (51,1%), elas encontram dificuldades e precisam de maiores esforços para conquistar seu lugar e mostrar sua capacidade no empreendedorismo. Sabemos que o quadro de hoje é muito melhor do que de anos atrás, mas a presença feminina em cargos de liderança ainda é bem inferior em relação aos homens. Apenas 17% dos CEOs do Brasil são mulheres.

Reunião de negócios com liderança diversificada, onde várias mulheres estão liderando a discussão e tomando decisões estratégicas.
Presença feminina em cargos de liderança.

A dificuldade da sociedade em compreender e ver a mulher como uma líder, é uma barreira para o empreendedorismo feminino, afetando não só a sua confiança como a de investidores. Mesmo elas sendo responsáveis por cumprir suas obrigações financeiras, encontram maior dificuldade para conseguir um financiamento bancário e quando conseguem, enfrentam juros maiores por conta da dificuldade de negociação.

Um estudo mostra que 55,5% das novas empresas abertas na pandemia são lideradas por mulheres. A flexibilidade na carga horária proporcionada pelo empreendedorismo se torna um atrativo para as mulheres, visto que elas precisam lidar com jornadas duplas ou triplas. Mas essa flexibilidade não deve ser idealizada, pois muitas vezes, as empreendedoras acabam trabalhando ainda mais, pois é mais difícil separar o lado pessoal do profissional.

Ainda existem muitos desafios para as empreendedoras, afinal esse movimento causa uma grande transformação na sociedade, por isso é preciso encontrar soluções para superá-los e se destacar no mercado.

O impacto do empreendedorismo feminino

Esse movimento impacta várias mulheres que vivem muitas vezes em situação de vulnerabilidade e passam a não depender mais economicamente de outras pessoas, sendo donas do seu dinheiro e também das suas decisões.

Além disso, empresas que valorizam a diversidade, ao colocar mulheres em cargos altos, são mais adaptáveis e competitivas e consequentemente mais inovadoras e lucrativas. 

E não há somente o impacto dentro das empresas, ao investir no empreendedorismo feminino, o núcleo familiar também é afetado positivamente, pois elas investem recursos na educação dos filhos e família, por exemplo, sem falar que impacta outras mulheres e gera um ciclo positivo.

Abrindo um negócio

O empreendedorismo é muito importante para o empoderamento e independência das mulheres, mas é preciso analisar se a ideia de negócio está de acordo com seus interesses e capacitação, também é preciso avaliar a necessidade do negócio para o mercado.

Contar com uma rede de apoio ao empreendedorismo feminino é essencial, principalmente quando a maioria nesse meio empresarial são homens. Encontrar um espaço de apoio, construir conexões e compartilhar experiências é fundamental para inspirar outras mulheres a também empreenderem.

Outro passo indispensável é elaborar um plano de negócio para saber onde quer chegar, quais as expectativas, o público-alvo, possíveis concorrentes e recursos financeiros necessários.

Mulher empreendedora elaborando em um papel seu plano de negócio.
Elaborar um plano de negócio.

É preciso se preparar para os desafios que surgem no caminho e buscar equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, contando com o apoio de amigos, familiares e de uma contabilidade adequada que pode te auxiliar em todas as fases de abertura da sua empresa.

Você não está sozinha nessa, conte com a SeeS Contabilidade Online! Podemos ajudar você, assim como já ajudamos outras mulheres, a mudar a sua vida e a gerar impactos positivos na sociedade.

Compartilhe