Empreendedorismo

Fluxo de caixa: os principais tipos e como aplicá-los no seu negócio

Luan Tavares
6 min de leitura

A organização financeira é fundamental para as operações do dia a dia de uma empresa e o fluxo de caixa é uma ferramenta primordial nesse contexto.

Saber qual é a realidade do seu negócio é essencial para planejar e controlar o uso dos recursos disponíveis. 

Nesse artigo você vai ver:

  • O que é fluxo caixa?
  • Qual a importância de fazer a gestão do fluxo de caixa?
  • O que é capital de giro?
  • Os principais tipos de fluxo de caixa
  • Passo a passo para usá-lo de maneira eficiente

O que é o fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é uma ferramenta usada para acompanhar a situação financeira da sua empresa. Com ele, você pode controlar os rendimentos e investimentos em caixa, conta corrente e aplicações de curto prazo.

Nele é registrado todas as entradas e saídas de dinheiro da empresa, sendo que o saldo final corresponde aos recursos disponíveis no caixa ou em conta bancária, refletindo assim a liquidez da empresa. Ou seja, a capacidade de cumprir com suas obrigações financeiras e manter suas operações funcionando.

Qual a importância de fazer a gestão do fluxo de caixa?

O fluxo de caixa permite que você tenha uma visão atual e do futuro da empresa. Sendo assim, fundamental para tomar decisões de acordo com a sua realidade.

Uma empresa com um fluxo de caixa positivo, tem mais facilidade para tomar decisões importantes, como:

  • Realizar gastos sem comprometer o lucro
  • Planejar investimentos
  • Negociar prazos com os fornecedores
  • Solicitar um empréstimo


Ao adotar essa ferramenta os resultados são operações financeiras alinhadas aos objetivos estratégicos da empresa, formando uma resistência às flutuações do mercado que são comuns para os empreendedores.

Um outro conceito intimamente relacionado ao fluxo de caixa é o capital de giro.

O que é capital de giro?

O capital de giro é o valor disponível em caixa, que fica “girando” entre recebimentos e pagamentos. Reserva-se esse valor para manutenção da empresa, como pagar contas, comprar máquinas e equipamentos ou até mesmo para abri-la.

Flechas em forma de círculos em volta do dinheiro.
Capital de giro.

Além disso, o capital de giro traz segurança e aumenta a capacidade de negociação por preços mais competitivos, como ao comprar em maior quantidade, por exemplo.

O capital de giro funciona como um “backup” para o fluxo de caixa. Se o saldo do fluxo de determinado período não for satisfatório, o capital de giro permite que a empresa continue suas operações.

Os tipos de fluxo de caixa

Existem alguns tipos de fluxo de caixa, sendo que cada é útil para finalidades específicas e nesse artigo vamos ver os quatro principais e como eles funcionam.

Direto

Esse é o método mais usado, ele monitora as entradas e saídas brutas da empresa, sem considerar qualquer desconto.

Os recebimentos e pagamentos são organizados de acordo com sua natureza contábil, como recebimentos de clientes ou pagamento de fornecedores. Sua principal vantagem é proporcionar uma visão mais clara para tomadas de decisões, já que as informações ficam disponíveis diariamente.

Indireto 

A análise é feita sobre o lucro e prejuízo do exercício apontado no Demonstrativo de Resultados do Exercício famoso (DRE), ajustados por itens econômicos, como depreciação, amortização e variações nas contas de patrimônio, sendo que essas contas afetam os lucros, mas não o caixa, por isso o nome indireto.

Para esse tipo, usam-se os balanços patrimoniais referentes ao início e final do período, o DRE e outras informações contábeis. Apesar do seu cálculo ser mais simples está mais sujeito a distorções, por isso não é o mais indicado estrategicamente.

Projetado

Esse tipo permite que você faça um planejamento financeiro futuro para sua empresa, trabalhando com antecedência nas ações e se preparando para lidar com possíveis variações no seu fluxo.

Na prática, deve-se analisar os pagamentos e recebimentos e projetá-los para construir uma visão futura do negócio. Para uma projeção mais assertiva é necessário juntar o máximo de informações possíveis, considerando fatores internos e externos que podem impactar nessas movimentações.

Esse fluxo pode ajudar a antecipar estratégias, planejar a realização de pagamentos e recebimentos, identificar riscos que podem comprometer a saúde financeira do seu negócio e até planejar investimentos.

Descontado

O fluxo de caixa descontado é uma importante ferramenta para entender o valor de uma empresa, ele projeta as riquezas futuras que ela pode produzir, considerando algumas variáveis, como o valor do dinheiro no tempo, a inflação e a variação dos valores dos produtos e serviços.

Pode ser usado para saber qual o retorno do capital investido a médio ou longo prazo, ou no processo de compra e venda de uma empresa e até mesmo em casos de fusão, quando uma empresa se junta com outra.

Passo a passo para usá-lo de maneira eficiente

Agora que você já possui conhecimento sobre o assunto, veja as nossas dicas para colocar o fluxo de caixa em prática de maneira eficiente.

Você pode fazer seu fluxo de caixa até mesmo em uma planilha de Excel, mas é recomendável o uso de um software, pois facilita a organização de suas receitas e despesas por categoria.

Existem quatro dados que são fundamentais no seu fluxo de caixa:

  • Saldo inicial: o valor que você tem antes de iniciar as operações
  • Saldo mensal: a soma do saldo inicial com o resultado final do período
  • Saldo acumulado: a soma do saldo inicial com o saldo mensal
  • E a disponibilidade de caixa: representa o valor que pode ser usado como capital de giro

Outro passo importante para usar o seu fluxo de caixa de maneira eficiente é manter um controle rigoroso das receitas e despesas, diversificar suas fontes de renda, buscando novas oportunidades de negócio e estabelecer políticas claras de crédito.

Um fluxo de caixa sólido tem um impacto significativo no crescimento e sustentabilidade do negócio, e mantém suas operações em pleno funcionamento mesmo com instabilidades econômicas, além da disponibilidade de recursos para investir em projetos novos e expandir sua empresa.

Mão feminina equilibrando a balança financeira.
 Fluxo de caixa sólido.

Nós da SeeS Contabilidade Online oferecemos serviços completos que vão ajudar no planejamento financeiro da sua empresa, valorizando seu tempo e principalmente seu dinheiro, entre em contato com a gente e foque no que realmente importa, que é o seu negócio!

Compartilhe