Abertura de empresa

Como abrir um escritório de arquitetura: veja o passo a passo

Luan Tavares
5 min de leitura

Quer empreender na área da arquitetura e não sabe por onde começar? Vem com a gente que vamos te dar dicas valiosas sobre como abrir um escritório de arquitetura.

Pode parecer intimidante abrir seu próprio negócio, mas com organização e planejamento é possível ter excelentes resultados.

Por onde começar?

Primeiramente, para que você entenda como abrir um escritório de arquitetura, é preciso se dedicar a alguns pontos importantes para todo empreendedor. A seguir, veja 5 dicas básicas, porém essenciais, para iniciar o seu negócio:

  • Faça um plano de negócio: essa é uma ótima ferramenta de planejamento, sendo fundamental para gerenciar e planejar a expansão da sua empresa. Com ela você tem mais clareza nos seus objetivos e diminui os riscos e incertezas;
  • Procure uma contabilidade de confiança: os serviços de uma contabilidade são essenciais para identificar o tipo de empresa que você quer abrir e te ajudar no planejamento financeiro e tributário do seu negócio;
  • Faça um planejamento financeiro: desde o início do processo de abertura do negócio é muito importante realizar um planejamento financeiro. Isso será fundamental para guiar a empresa na direção dos seus objetivos e metas e garantir seu sucesso de maneira sustentável;
  • Defina um nicho de atuação: existem diversas áreas que o arquiteto pode atuar, como paisagismo, urbanismo, projetos de iluminação, entre outras. Abraçar o mundo nem sempre dá certo e pode ofuscar o seu diferencial de atuação no mercado. Quanto mais foco no seu negócio mais sucesso;
  • Nossa última dica e não menos importante é invista em marketing de relacionamento: você precisa se comunicar com seus consumidores. É importante fortalecer o relacionamento e visão deles sobre o seu negócio para que se identifiquem e vejam soluções que atendam suas necessidades.

Se você ficou empolgado com a ideia de empreender na área e quer entender melhor como abrir um escritório de arquitetura, continue lendo esse artigo! Agora vamos te explicar quais impostos um arquiteto tem que pagar.

Pessoa física ou Pessoa jurídica?

Apesar de poder atuar como pessoa física, ou seja, um profissional liberal, onde o arquiteto trabalha por conta própria sem nenhum vínculo empregatício, na maioria das vezes acaba não valendo a pena. 

Além do custo com IRPF que pode variar de 7,5% a 27,5%, também é necessário pagar o ISS à prefeitura com a alíquota de 2% a 5% e o INSS que é 20% sobre o valor do seu serviço. Sem falar que todas as guias são separadas onde há mais probabilidade de esquecimento ou confusão.

Por isso muitos profissionais optam por abrir um CNPJ! E por mais que os arquitetos não possam ser MEI, existem outros regimes que possibilitam uma carga tributária menor que o profissional liberal, como o simples nacional, por exemplo.

Simples Nacional para arquitetos

Para entender como abrir um escritório de arquitetura, é muito importante conhecer as vantagens do Simples. Por meio do regime tributário do Simples Nacional você mantém suas atividades em dia com um processo simplificado no recolhimento dos impostos. Sendo uma única guia para pagamento dos valores devidos ao Estado, chamada DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

Empreendendo sorrindo segurando um documento do Simples Nacional, transmitindo satisfação.
Simples Nacional.

O Simples Nacional é dividido em cinco anexos. Os arquitetos se enquadram no anexo III, onde a alíquota começa em 6% ou no anexo V onde a alíquota parte de 15,5%, a diferença de alíquotas é grande não é mesmo?

E se eu te falar que mesmo que sua atividade seja do anexo V ela pode ser tributada pelo anexo III onde é possível pagar até 6% de imposto?

Fator R

Sim, isso é possível desde 2018 quando foi criada a Regra do Fator R, que permite que atividades do anexo V sejam tributadas pela alíquota do anexo III, tendo como base a folha de pagamento e o seu faturamento.

O cálculo basicamente consiste na divisão do valor da folha de pagamento pelo valor do faturamento, e caso o resultado desse cálculo fique acima de 28% você pode se enquadrar na regra do Fator R.

Então se sua empresa faturar R$10.000,00 e a folha de pagamento é de R$3.000,00 o fator R ficou em 30% podendo tributar suas atividades com uma alíquota de 6%.

E se você não tiver funcionários na sua empresa, não se preocupe, pois a folha de pró-labore dos sócios pode ser considerada para o cálculo.

Ainda tem dúvidas sobre como abrir um escritório de arquitetura?

Essas foram algumas dicas de como abrir um escritório de arquitetura. Porém, quando você for colocar em prática, é natural que algumas dúvidas surjam. 

Por isso, procure uma contabilidade experiente e de confiança para abrir seu negócio, assim você consegue ter um planejamento tributário adequado, com a menor alíquota de imposto possível dentro da lei, e nós da SeeS Contabilidade Online somos especialistas nesse assunto.

Compartilhe