Skip to main content

Cartão de crédito PJ: o que é e como usar

Apesar de ter sido criado para melhorar a vida financeira da população, o cartão de crédito é a principal “causa” de superendividamento da população brasileira, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor. Inclusive, seguindo essa mesma linha de raciocínio, muitos empreendedores entram no vermelho por não saber usar o cartão de crédito PJ corretamente.

O cartão corporativo tem o mesmo objetivo em comparação aos cartões para Pessoas Físicas: facilitar o acesso a créditos no dia a dia. Atualmente, existem várias opções de cartão de crédito PJ que podem ser contratados facilmente, alguns até mesmo sem anuidade e taxas mensais.

No entanto, o que pode ser um ótimo aliado para o dia a dia, também tem potencial para se tornar um grande vilão no fim do mês. Neste artigo, vamos explicar como funciona o cartão de crédito corporativo, os principais benefícios de contar com um e, claro, dicas do que não fazer!

O que é um cartão corporativo?

Como o próprio nome já entrega, o cartão de crédito PJ  é um tipo de cartão determinado ao pagamento de compras e despesas de uma Pessoa Jurídica (empresa). Logo, é necessário ter um CNPJ para realizar a contratação de um.

Basicamente, ele funciona da mesma forma que um cartão para Pessoas Físicas: é possível parcelar compras e possui um limite que pode ser negociado com o banco emissor. Além disso, alguns têm a opção de débito, que pode ser usada para pagar despesas fixas, como contas de água, luz e internet, por exemplo.

Por que ter um cartão de crédito PJ?

O principal benefício de ter um cartão de crédito PJ é a possibilidade de separar as despesas pessoais e empresariais, o que pode ser um tremendo desafio para quem acabou de iniciar um empreendimento.

Se usado da maneira certa, o cartão corporativo certamente ajudará no controle de gastos da sua empresa, mas também pode ajudar a:

  • Facilitar a administração de despesas externas
  • Dar mais visibilidade aos gastos
  • Manter a previsibilidade do fluxo de caixa da empresa
  • Separar as contas dos sócios das contas da companhia
  • Evitar a necessidade de empréstimos bancários

3 dicas do que não fazer com o cartão de crédito para PJ

Apesar de todas essas vantagens citadas, ter um cartão de crédito para PJ requer muita sabedoria, afinal, um deslize pode devastar o caixa da sua empresa. A seguir, veja três dicas do que não fazer ao usar o seu cartão corporativo.

1- Usar o cartão da empresa para contas pessoais

A princípio, utilizar o cartão de crédito corporativo para arcar com despesas pessoais provavelmente é o erro mais cometido entre os empreendedores. Unir despesas pessoais com empresariais, além de muita dor de cabeça, pode complicar o controle de gastos do empreendimento.

A verdade é que o patrimônio pessoal e o patrimônio empresarial são coisas extremamente diferentes. Por essa razão, é importante que tal distinção permaneça sempre clara, para que as atividades empresariais ocorram da melhor maneira possível. Além disso, usar dinheiro da empresa para pagar contas pessoais viola as regras que regem o mundo dos negócios.

2- Atrasar a fatura do cartão de crédito PJ

Assim como o seu cartão pessoal, é extremamente importante pagar a fatura do seu cartão de crédito PJ na data certa, a fim de evitar cobranças de multas e juros pelos dias de atraso.

Portanto, sempre considere o montante da fatura do cartão no momento de realizar o planejamento financeiro do seu CNPJ. Assim, você garante que a empresa terá dinheiro em caixa para arcar com o boleto.

3- Não impor um teto de gastos

Como já dissemos, o cartão de crédito pode ser o seu melhor amigo, mas, se usado da forma errada, pode se tornar o seu pior inimigo.

Impor limites de gastos diários e mensais, além de evitar gastos desnecessários, garante que as despesas não atrapalhem o fluxo de caixa do seu empreendimento e, assim, permite uma melhor gestão financeira.
Para garantir que o cartão de crédito PJ seja uma boa opção para o seu negócio, basta fazer um bom uso, seguindo algumas regras e boas práticas para evitar dores de cabeça.

SeeS Contabilidade Online

Em tudo o que realizamos, acreditamos que a contabilidade da sua empresa pode ser uma tarefa simples, segura e com custo acessível. A forma que encontramos para que isso seja possível foi criando processos, otimizando recursos e focando exclusivamente em micro e pequenos prestadores de serviços. O resultado é uma contabilidade sob medida para você que têm muitas prioridades, valoriza seu tempo e dinheiro. Convidamos você para também fazer parte dessa história!


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.