Contabilidade

[Accounting Friday #3] Tipos de Sociedade, o que você precisa saber quando vai abrir sua empresa?

Luan Tavares
5 min de leitura

A Sexta-feira chegou e todo mundo esta empolgado, não é mesmo?

Pois bem, aqui na SeeS também estamos.. Afinaaaal, é dia de Accounting Friday!!!

Estamos recebendo diversos feedbacks positivos sobre esse novo projeto, isso nos empolga bastante, pois mostra que estamos conseguindo o que queremos: mostrar pra você que a contabilidade da sua empresa pode ser uma tarefa simples e transparente.

Então se você quiser nos contar o que esta achando disso tudo ou até mesmo se tiver a indicação de algum assunto que podemos tratar, é só nos chamar, beleza?

Vamos lá, hoje vamos tratar de um assunto que sempre geram duvidas, e que deixam o empreededor com uma pulga atrás da orelha:

Tipos de sociedade!

Nós vamos explicar pra você, vem conferir:

Transcrição do vídeo:

Olá pessoal, tudo bem?
Meu nome é Luan e falo aqui da Sees Contabilidade Online
Hoje eu vou tirar uma das principais dúvidas quando o empreendedor vai abrir sua empresa de prestação de serviço, acompanhe:

Muito bem, a dúvida que mais chega para a gente aqui é a seguinte:

Luan, eu vou abrir uma empresa do Simples Nacional que irá prestar serviços de consultoria de informática por exemplo. Eu posso abrir essa empresa Individual? Eu posso ter sócios? O que é uma Eireli? Falaram que eu deveria abrir uma Eireli.

Vamos explicar a diferença entre todos esses pontos.

Primeiro, a tributação seja simples nacional, lucro presumido, lucro real, que são três tipos de tributação diferentes, não tem nada relacionado com o tipo da empresa, com o modelo societário da empresa.

1

Sociedade Limitada é o tipo mais comum que a gente vê hoje no mercado. Esse tipo é sempre quando você possui um ou mais sócios, então por exemplo: Eu Luan vou abrir uma empresa com o José, e nós teremos uma empresa de sociedade limitada. Lá, nós vamos definir quanto iremos aplicar de capital na empresa, que vai ser o capital e quanto cada um vai ter de percentual sobre esse capital, Seguindo com o exemplo, o Luan integraliza na empresa 5 mil reais e o José integraliza na empresa, também 5 mil reais. Muito bem, seremos sócios e definiremos se nós dois vamos administrar a empresa ou se apenas um.
Esse é o cenário mais comum.

Fora isso, existe a Empresa Individual

2

O que é a Empresa Individual? seria por exemplo eu: Luan Roberto Tavares que tenho uma empresa e ela possui meu nome: Luan Roberto Tavares ME, como um exemplo.

Nesse caso, eu não tenho uma obrigação mínima de valor de capital a integralizar na empresa e não tenho sócios, ela é só minha e possui meu nome.

Eu posso por meu nome fantasia? Por exemplo SeeS Contabilidade online? Posso, mas a razão social da minha empresa será meu próprio nome.

Nesse caso como é uma empresa individual, ela possui uma correlação muito próxima entre o CPF da pessoa física ao CNPJ da jurídica. isso é, se essa sua empresa sofrer algum processo jurídico, trabalhista, se a empresa não tiver ativos e não tiver disponibilidade financeira para quitar suas dívidas, você como sócio responsável irá responder com seus bens e ativos solidariamente com sua própria empresa.

Um pouco mais recente, mas que ainda envolvem muita dúvidas dos empreendedores, existe a Eireli.

3

O que é a Eireli?

Eireli, é uma empresa individual, então não vão ter outros sócios, porém minha responsabilidade sobre essa empresa é limitada.
Quando eu tenho uma empresa individual, que está com o meu nome (como no caso anterior) a minha responsabilidade sobre ela é ilimitada. ok?

Mas o governo concede um benefício. onde a minha responsabilidade sobre aquela empresa ela vai ter uma determinação legal, porém o sócio deverá no ato da constituição da sua empresa um capital social de 100 salários mínimos, que no momento que estou gravando esse vídeo, estaria em 95.400,00.

Resumindo de uma maneira geral, vamos lá:

Resumo

Empresa individual
Sou somente eu na empresa e a minha responsabilidade sobre ela é ilimitada

Eireli.
Eu estou sozinho na empresa, é uma empresa individual, porém a minha responsabilidade, ela é limitada.
Porque ela é limitada?
Tenho uma aplicação de 100 salários mínimos no capital, só por isso.

Sociedade Limitada
É onde tenho, um ou mais sócios

Além disso, existe uma grande confusão quando a gente fala de ME que é a Micro Empresa e EPP que é a Empresa de Pequeno Porte.

O que determina se a minha empresa vai ser uma ME ou EEP?
Basicamente, somente o faturamento médio dela do último período
Beleza?

No próximo vídeo iremos falar mais sobre esse assunto, ou se tiver alguma dúvida é nos chamar

Um abraço!

 

 

 

 

Compartilhe