Abertura de empresa

10 Razões para abrir o seu próprio negócio

Aline Bueno
4 min de leitura

Atualmente muitas pessoas tem o sonho de abrir seu próprio negócio, mas diversas delas não tem coragem suficiente para colocar esse objetivo em prática. E por que existe todo esse medo? Qual a barreira que as impede de tornar esse sonho realidade? Eu digo pra vocês, elas têm medo de sair da estabilidade de um emprego fixo, com uma renda fixa, pois não tem certeza que o negócio dará certo. Mas pra você, que tem esses mesmos medos e dúvidas sobre abrir seu próprio negócio, vou te dar 10 razões para tirar esse sonho do papel.

A 1ª delas é: Pode usá-lo como uma renda extra. Inicialmente é aconselhável que utilize o seu negócio como uma renda extra, sem que você dependa totalmente dos rendimentos da sua empresa para obter renda. Isso, até que o negócio comece a dar lucros, a parti desse momento já é válido pensar em deixar o seu emprego para se dedicar totalmente ao seu negócio próprio.

2ª razão: Você poderá trabalhar com o que realmente gosta e te faz feliz. Muitas vezes as pessoas trabalham em lugares onde não estão realmente felizes e isso acaba refletindo no seu trabalho. E trabalhar com o que você gosta, já é um passo para o sucesso.

3ª razão: Garantia de confiança. Ao abrir uma empresa, com CNPJ, emissão de nota fiscal, tudo conforme a legislação determina, as pessoas e empresas que serão seus clientes, terão muito mais confiança em você e no seu trabalho.

4ª razão: Ter mais liberdade. Ao abrir seu próprio negócio, você terá mais liberdade para fazer os seus próprios horários e tomar suas próprias decisões.

5ª razão: Ganhar mais dinheiro. É provável que nos primeiros meses você ganhe menos do que se ainda estivesse trabalhando em um emprego fixo, mas se tiver um plano de negócios bem estruturado, em alguns meses começará a colher os frutos do seu esforço e dedicação.

6ª razão: Não é preciso necessariamente ter sócios ou funcionários. Dependendo do ramo da sua atividade, você pode com certeza trabalhar por conta própria.

7ª razão: Poder usar toda sua criatividade. Agora como você é dono do seu próprio negócio, poderá colocar em prática todas as suas ideias, o que talvez não pudesse fazer em outro lugar.

8ª razão: Saber que de alguma forma você está contribuindo para a evolução e melhoria da sociedade.

9ª razão: Ter mais agilidade. Em uma empresa maior e com vários funcionários, geralmente a tomada de decisões é feita através de reuniões, onde todos devem entrar em consenso sobre o que é melhor para a empresa, mas isso pode levar algum tempo. Porém, quando você abre seu próprio negócio, você é o seu próprio chefe, e pode decidir sozinho o que é melhor para a empresa.

10ª razão: Sentir orgulho por ter criado algo seu. É ótimo quando você se sente orgulhoso por ter superado todos os seus medos, e ver que conseguiu realizar aquele seu sonho que antes parecia tão distante. E com certeza, isso te deixará ainda mais motivado para seguir em frente e continuar crescendo cada vez mais.

Essas razões servem para mostrar que a abertura do seu próprio negócio pode ser sim, mais vantajoso e mais simples do que você imaginava.

Compartilhe