Contabilidade

3 coisas que você precisa saber quando receber proposta como PJ

SeeS Contabilidade Online
4 min de leitura

Como já explicamos aqui no blog da SeeS Contabilidade, dependendo da proposta recebida, vale muito a pena deixar de ser CLT para atuar como Pessoa Jurídica. Entretanto, algumas questões devem ser levadas em consideração antes de aceitar trabalhar como PJ.

Até há pouco tempo, um bom emprego significava ter a carteira assinada e, consequentemente, todos os benefícios que o regime de CLT oferece para os trabalhadores. Mas tudo mudou: trabalhar como PJ se popularizou e vem ganhando força a cada dia, mas é preciso ter cuidado para não cair em algumas armadilhas que podem ser prejudiciais.

Por essa razão, separamos algumas dicas sobre o que você precisa saber quando recebe uma proposta como PJ.

Vantagens e desvantagens de trabalhar como PJ

Antes de tudo, vale lembrar todas as vantagens e desvantagens de ser PJ. Não sofrer com os descontos nos pagamentos referentes aos impostos certamente é o benefício mais destacado por quem trabalha como Pessoa Jurídica. Ainda assim, existem outras vantagens bem relevantes, como:

Salário maior em relação à CLT;
Chance de oferecer diferentes formas de pagamento aos clientes;
Possibilidade de contratar funcionários;
Oportunidade de trabalhar para diversas empresas;
Escolher quais empresas e projetos quer atender;
Sem qualquer imposto trabalhista;
Rotina flexível.

Entretanto, como nem tudo é um mar de rosas para quem tem uma empresa aberta no Brasil, também existem algumas desvantagens em trabalhar como Pessoa Jurídica:

Falta de benefícios;
Falta de plano de carreira;
Férias não remuneradas;
Falta de estabilidade profissional.

O que eu preciso saber antes de trabalhar como PJ?

A seguir, veja três coisas que precisa saber quando recebe uma proposta como PJ.

1- Escolha o regime ideal

O primeiro passo para o profissional que recebeu uma proposta como PJ é se informar com um serviço de contabilidade sobre qual o melhor regime para se trabalhar, levando em consideração as características da sua futura empresa.

A princípio, abrir um CNPJ implica em uma série de responsabilidades fiscais e, dependendo do serviço prestado pelo profissional, podem ser maiores ou menores.

Atualmente, o único regime que não exige a contratação de um serviço de contabilidade é o de Microempreendedor Individual. Porém, nem todas as profissões se enquadram como MEI, afinal, a categoria foi criada apenas para tirar da informalidade profissionais autônomos cujas atividades não são de cunho intelectual e/ ou científico.

Por essa razão, algumas prestações de serviço podem ser feitas apenas com o CNPJ encaixado em outra categoria. A mais indicada, normalmente, é o Simples Nacional, que oferece alíquotas menores em comparação às outras.

Leia também: Impostos CNPJ: quais são e para quê servem?

2- Flexibilidade

Como dissemos no início do artigo, uma das vantagens em trabalhar como PJ é a flexibilidade. A Pessoa Jurídica, por não ter um vínculo empregatício, não precisa cumprir com uma série de requisitos da empresa, entre eles o horário de trabalho estipulado para os profissionais de carteira assinada.

Outro ponto importante de destacar: a empresa também não pode exigir exclusividade do prestador de serviços. Caso isso aconteça, existe a chance de gerar problemas jurídicos ao negócio.

Portanto, o ideal para quem quer trabalhar como PJ é negociar e incluir no contrato todas as informações sobre as entregas, metas e prazos.

3- Pagamentos

Como não há a possibilidade de remuneração, isto é, o PJ não possui salário, os vencimentos devem estar definidos em contrato, bem como o dia que o contratante deve realizar o pagamento. Em contrapartida, os valores pagos para quem trabalha como Pessoa Jurídica geralmente são maiores aos salários da CLT, o que também acaba sendo uma vantagem.

Contrate um bom serviço de contabilidade online!

Você já deve ter notado que trabalhar como PJ requer algumas preocupações a mais do que os trabalhadores registrados. Por isso, contar com um suporte contábil 100% seguro, como a SeeS Contabilidade Online, por exemplo, é importantíssimo para que tudo ocorra da melhor maneira possível e, ao mesmo tempo, colabore para que a empresa alce voos cada vez mais altos.

Ficou com alguma dúvida ou precisa entrar em contato com a gente? Clique aqui e nos envie uma mensagem no WhatsApp, ficaremos felizes em te atender!

Compartilhe