Simples Nacional

Benefícios e Vantagens do Simples Nacional 

SeeS Contabilidade Online
4 min de leitura


O Simples Nacional surgiu para diminuir a carga tributária e facilitar o recolhimento dos impostos para micro e pequenas empresas, incentivando o empreendedorismo no Brasil. 

Para a opção desse regime é preciso se enquadrar em alguns critérios, sendo os principais: 

  • Ser uma microempresa ou empresa de pequeno porte 
  • Ter uma receita bruta de até 4,8 milhões 
  • Exercer as atividades permitidas conforme seus anexos 
  • Não ter sócio domiciliado no exterior 

Se sua empresa se encaixa nesses critérios, continue lendo este artigo que vamos destacar os principais benefícios oferecidos para empresas optantes pelo Simples Nacional. 

Redução da carga tributária 

A redução da carga tributária é um dos principais benefícios desse regime, sendo fundamental para a saúde financeira do seu negócio. 

Para reduzir o valor a pagar em impostos, é necessário compreender em quais anexos suas atividades se enquadram, pois é por meio deles que se define a alíquota dos impostos.

Mesmo que as atividades da sua empresa se enquadrem no anexo V, por exemplo, onde a alíquota inicial é de 15,5%, é possível tributá-las pelo anexo III, onde a alíquota inicial é de 6%, desde que se respeite a regra do fator R

Tributação simplificada 

Além da redução da carga tributária para o regime do Simples Nacional é possível contar com a unificação dos impostos. 

Nos casos em que é possível pagar todos os impostos referentes ao seu faturamento em uma única guia (DAS), isso faz uma grande diferença na vida dos empresários. Mesmo com o suporte de uma contabilidade, controlar o pagamento dos impostos torna-se muito mais fácil, o que melhora a organização contábil e financeira.

Redução de encargos da folha de pagamento 

Outra vantagem é a redução de encargos na folha de pagamento, empresas do Lucro Presumido, por exemplo, incidem sobre o pagamento dos seus funcionários o INSS Patronal de 20% enquanto as empresas do Simples Nacional, exceto as que tributam pelo anexo IV, estão livres dessa taxa. 

Além disso, quando a folha de pagamento corresponde a 28% ou mais do faturamento da empresa é possível aderir a uma tributação menor de acordo com o anexo em que a empresa está. 

Preferência em licitações 

Você sabia que a administração pública pode realizar um processo exclusivo para micro e pequenas empresas?  

Como o processo de compra feito por entidades públicas é bem burocrático, as empresas optantes pelo Simples Nacional recebem esse incentivo para que elas, mesmo sendo empresas menores, se tornem mais competitivas. 

O CNPJ é o único identificador da empresa 

Para as empresas que optam pelo Simples Nacional, o CNPJ serve como único identificador da empresa. O registro dele em uma base nacional elimina a necessidade de cadastrá-lo em outras instâncias, como estaduais e municipais.

Com isso o processo de abertura da empresa se torna mais simples e pode se tornar ainda mais econômico. 

Empresas do Simples Nacional podem ser proponentes de ações no juizado especial 

Os juizados especiais são muitas vezes o caminho mais rápido para resolver conflitos, além de ter custos menores. O que acontece é que normalmente os juizados só aceitam pessoas físicas. 

Mas há uma exceção para empresas jurídicas que estão enquadradas no simples nacional, com isso além de poupar seu tempo, pois o processo muitas vezes é mais rápido e eficiente, pode economizar uma boa grana. 

Viu como são várias as vantagens desse regime? Se você ainda ficou com alguma dúvida, clique aqui e nos envie uma mensagem, ficaremos felizes em lhe atender! 

Compartilhe