Empreendedorismo

5 dicas para o planejamento financeiro do seu MEI 

SeeS Contabilidade Online
4 min de leitura

O planejamento financeiro é fundamental para a saúde de qualquer empresa, principalmente quando o orçamento é baixo. Mesmo você que é MEI e conta com benefícios fiscais e tributários diferenciados, deve estar atento ao planejamento financeiro do seu negócio. 

Nesse blog preparamos 5 dicas para uma gestão financeira eficiente do seu MEI. 

1. Separe as finanças pessoais das finanças da empresa 

Esse é o primeiro passo e o mais importante para uma gestão financeira eficiente, mesmo que sua empresa ainda não esteja movimentando muito dinheiro. 

Ao misturar as finanças pessoais com as profissionais, você terá dificuldade em identificar as entradas e saídas de dinheiro do seu negócio. 

Abrir uma conta bancária PJ é fundamental para a saúde do seu negócio, pois fornece uma visão precisa das finanças e permite um planejamento estratégico mais seguro.

2. Determine uma retirada mensal da empresa 

Retirar dinheiro frequentemente da sua empresa é prejudicial ao negócio, o ideal é identificar suas despesas pessoais e analisar a situação atual da empresa. 

Acompanhando as movimentações de entrada e saída de dinheiro, assim fica mais fácil identificar se é possível fazer sua retirada mensal sem prejudicar seu negócio.  

Se você acabou de abrir o seu MEI e tem um faturamento baixo, espere até que o seu negócio fique mais sólido para definir essa retirada. 

3. Faça um controle financeiro de tudo 

Você deve estar pensando que dá muito trabalho, não é mesmo? Não está errado, mas os benefícios serão perceptíveis e a segurança na tomada de decisões também. 

Ao anotar todas suas receitas e despesas, deve organizá-las por categoria, assim consegue ter a visão dos seus principais ganhos e gastos, analisando, possíveis investimentos e cortes necessários. 

Fazendo a gestão financeira do seu MEI, você tem controle sobre os seus gastos fixos, evitando assim multas e juros, pagando as contas em dia. Além disso, esse controle é essencial para definir a reserva de emergência e o capital de giro da sua empresa, que é nossa próxima dica. 

4. Tenha um capital de giro e reserva para emergência 

Nem tudo que fica na conta bancária é lucro, você deve manter um valor para capital de giro e reserva de emergência. Mas como saber o valor ideal para cada um?

O capital de giro é o valor disponível em caixa para manter sua operação e arcar com as despesas a curto prazo. 

Já a reserva de emergência é destinada a imprevistos, como instabilidade do mercado ou no fluxo de vendas que não estavam previstas no seu orçamento. 

O ideal é que seja um valor que possa pagar suas dívidas sem dificuldades em um período de 6 a 12 meses. 

5. Prepare-se para diferentes cenários 

O próximo passo é se preparar para cenários diferentes, tanto otimistas quanto pessimistas e assim aproveitar as oportunidades da vida ou ainda enfrentar seus obstáculos. 

Faça uma estimativa do seu fluxo de caixa para o futuro, quanto de dinheiro vai entrar e sair do seu caixa em um determinado período. 

Com essas informações, fica mais fácil de elaborar uma projeção financeira que servirá como guia para o planejamento orçamentário da sua empresa e garantindo assim a sustentabilidade do seu negócio. 

Então, o que achou das nossas dicas? Se ainda tem dúvidas de como fazer o planejamento financeiro do seu MEI, entre em contato com o nosso time, que vamos te ajudar a otimizar sua rotina e elevar a produtividade do seu negócio. 

No nosso canal do YouTube, oferecemos uma variedade de conteúdos adicionais que serão valiosos para a sua jornada empreendedora. Não deixe de nos acompanhar por lá também clicando aqui!

Compartilhe